segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como inserir uma prova em seu GPS 76S

      Nesse texto pretendo auxiliar o voador no uso de seu equipamento GPS 76S em competições de parapente. Nas primeiras competições a minha maior dificuldade foi o emprego do GPS, inserir a rota da prova e navegar essa rota corretamente, por muitas vezes ficava dependendo de um amigo para ajudar a inserir os dados no GPS, o que não é o ideal. Normalmente após o briefing da prova é dado um intervalo de 30 minutos e a janela se abre para decolagens, nesse momento a preocupação não deve ser com o GPS e sim com a condição que se apresenta, desta forma é importante que o piloto saiba operar corretamente o seu equipamento para inserir rapidamente a prova e estar pronto para a decolagem na abertura da janela.
      Vou fazer o passo a passo de como inserir uma rota e quais os dados utilizo em voo.
      O intuito dessas informações é auxiliar o voador iniciante com o seu equipamento GPS e para maiores detalhes o manual do aparelho deverá ser consultado.
      Para que tenha um aprendizado prático é importante que ao ler esse texto você tenha o seu GPS em mãos e vá executando os comandos. Antes de apresentar o seu equipamento para baixar os waypoints ( pontos ) do sítio de voo, o seu GPS deverá estar pré-configurado para facilitar o apurador e você durante o uso. Essa configuração deverá ser a seguinte:
      1. Ligue o GPS, aguarde a inicialização e a captura de sinais;
      2. No botão MENU, pressione duas vezes e aparecerá a tela MAIN MENU (menu principal), na tela de menu principal selecione SETUP(configuração), vai aparecer algumas abas, com o controle direcional selecione a aba GENERAL e a seguinte tela irá aparecer:
se desejar em language (idioma) selecione português e em beeper selecione tecla e mensagem.
      1. Após a aba GENERAL, selecione a aba UNITS (unidades) :
em elevaton e depth coloque metros, em distance and speed (distância e velocidade) coloque métrico, em temperature coloque centígrado, os demais se mantém como está na figura.
      1. Em INTERFACE selecione GARMIN:

      1. Tendo realizado a configuração inicial você deverá apagar os TRACKS antigos, se o seu GPS já estiver em português, aperte duas vezes a tecla MENU e vai cair na página de menu principal, selecione TRAJETOS e aperte a tecla ENTER, você terá duas opções gravar ou limpar, limpe os tracks, após apagar os trajetos o seu GPS estará pronto para receber os WAYPOINTS da organização do campeonato.

Inserindo a prova no GPS

Pegando uma das provas do Campeonato Brasileiro 2011 em Castelo como exemplo:


      Inicialmente identifique o start e seu raio, os pilões e seus raios, normalmente os pilões tem 400m de raio, mas isso não é uma regra, identifique o gol e o seu raio. Nesse momento aproveito para explicar a definição do END OF SPEED, é a linha exterior ao raio do gol, na qual após ultrapassada finalizam-se os pontos de velocidade e termina-se a corrida, sendo entretanto necessário o cruzamento do raio do gol para que complete a prova e se somem todos os pontos.
      Vamos seguir os seguintes passos, primeiro vamos construir uma rota com os waypoints fornecidos, incluindo o star e o gol. No segundo passo vamos colocar as proximidades desses pontos e por fim vamos ativar a rota para voo.
1)Construindo uma rota

      Aperte duas vezes o botão MENU para acessar o menu principal, no menu principal selecione rota, destaque o botão New (nova) na página de rotas, e então aperte ENTER. Uma página de rota em branco será exibida. Na primeira linha insira o nome da rota, após definir um nome para a rota aperte o botão QUIT para sair, desça o cursor e selecione o primeiro ponto que deverá ser o start, ao apertar o ENTER sobre o primeiro ponto, uma tela de ponto irá aparecer e você deve selecionar pontos e irá para a página de pontos onde poderá selecionar o primeiro ponto, confira os dados e selecione ok, repita esse processo até o último ponto que deverá ser o GOL.
      Quando estiver criando uma rota, você deve colocar os pontos da rota, na ordem que deseja navegá-los, nesse caso seria G01, P02, P22, P11, D3 e G37. Lembre-se para ter acesso as funções da página em que você se encontra em qualquer momento é só apertar uma vez o botão MENU.

2) Inserindo as proximidades dos pontos

      Vá para a tela de MENU PRINCIPAL, selecione PROXIMIDADE, a página de proximidade irá se abrir, nesse momento verifique se o alarme está ligado, caso negativo você deverá ligá-lo. Desça o cursor para pontos, aperte o botão ENTER, selecione o primeiro ponto G01, aperte o enter, confira os dados e ok, automaticamente o cursor vai para raio, nesse momento é importante ter atenção pois as informações de raio são mostradas em unidades de QUIILÔMETROS, ou seja, um raio de 400 metros será definido com 0.40 KM, repita esse processo para todos os pontos.

3) Ativando uma rota

      Tendo criado uma rota e inserido as proximidades dos waypoints, agora chegou a hora de ativarmos essa rota para vôo. Acesse o MENU PRINCIPAL, selecione rotas, com o botão direcional coloque a sua rota sob controle e aperte a botão MENU, uma página com seguintes itens será mostrada INICIE NAVEGAÇÃO/ COPIE ROTA/ APAGAR ROTA/ APAGAR TODAS ROTAS/CONFIGURAR ROTAS, selecione inicie navegação apertando o botão enter. Nesse momento o sua rota estará ativa para a navegação.


Bons Vôos !
Alexandre Malcher

Nenhum comentário:

Postar um comentário