quarta-feira, 8 de junho de 2011

Competindo com o seu parapente - Texto 1

         
            Quando comecei a participar de competições de parapente, ficava sempre me perguntando em como me preparar para as minhas primeiras provas, uma vez que não existem muitos artigos publicados nessa área, acabei recorrendo a sites e revisitas estrangeiras, pois estava cada vez mais interessado pelo assunto.
           Nesse texto vou procurar traçar um panorama geral para um competidor iniciante e posteriormente irei aprofundar o assunto para competidores com maior experiência, entretanto é sempre importante revermos conceitos básicos e nos atualizarmos.
            Atualmente existe uma infinidade de campeonatos regionais, que são bem estruturados e permitem a participação de todos os níveis de pilotos, então encontrar um campeonato em que você esteja apto a participar não será um problema.
           Vamos ao início do processo, antes mesmo de pensar em se inscrever em algum campeonato, você necessita de algumas habilidades que são básicas no voo livre. Primeiro você deve conhecer bem o seu parapente e estar confortável com ele, você tem que saber enroscar bem uma térmica, para não se colocar ou colocar outras pessoas em risco quando voando com um grupo de voadores. Antes de começar a competir em campeonatos, eu aconselho a realização de alguns vôos de cross country, pois como voador de cross você terá uma visão muito mais crítica do voo e quando for competir não vai simplesmente seguir os outros voadores sem saber o que está acontecendo, em fim se estiver atento a esses detalhes sua evolução será embasada e em ritmo acelerado.  Nesse processo inicial é muito importante treinar o controle de solo com o seu parapente e criar um hábito de sempre fazer isso irá ajudar muito na decolagem, pois uma boa decolagem é o primeiro passo para um bom voo e no controle de solo você também poderá perceber muito melhor as reações da sua vela, isso cria uma intimidade e uma maior segurança com o seu equipamento, não deixe de treinar!
           Ao se inscrever numa competição de parapente, primeiramente leia o regulamento da competição para ficar ciente das regras do jogo, tais como horários de apresentação e briefing, sistema de apuração, premiação, condições para validação de provas, cancelamento, interrupção, protestos, conduta na rampa e muitos outros fatores que são importantes e que podem ser muito úteis no processo de tomada de decisão durante a competição.
             Competições de parapente mesclam navegação com voo livre e para que você obtenha sucesso em competições necessita dominar bem esses dois campos. A navegação de um ponto a outro, pode ser realizada de uma infinidade de formas, logicamente que o caminho mais curto sempre será uma reta entre esses dois pontos, mas a luz do voo livre, nem sempre essa reta se mostra como o melhor caminho a ser percorrido. Esse é o maior desafio das competições, navegar, voar e chegar ao gol da maneira mais rápida possível.
            Para competir você precisa dos seguintes equipamentos básicos de auxílio à navegação, um GPS, variômetro e rádio VHF. Em capítulo posterior vou abordar o uso do GPS GARMIN 76S, é o GPS mais utilizado no voo livre, pois reúne os principais requisitos de um bom GPS, confiança, precisão, simplicidade de manuseio, além de algumas funções que auxiliam no voo. Vou ensinar com inserir uma rota para competições e como utilizá-lo em voo. Atualmente existem aparelhos integrados (GPS e variômetro) de excelente qualidade e totalmente voltados para o voo livre, entretanto vou abordar inicialmente o 76S.
         Após a leitura do regulamento, confirmação da inscrição, comece a acompanhar as previsões meteorológicas para a região da competição, se não conhece o lugar, dê uma olhada nas rotas voadas. Procure chegar com alguns dias de antecedência, se isso não for possível chegue ao mínimo um dia antes, é importante a realização desses voos de ambientação para que verifique a condição de voo local, procure perceber a potência e a constância das térmicas, o comportamento do vento, o teto do dia, identifique as térmicas residentes nas proximidades da rampa, o dia térmico, faça perguntas aos voadores locais sobre esses assuntos, por mais experiente que se sinta, tenha sempre a humildade de perguntar aos locais as características do sítio de voo.
            As competições locais normalmente são realizadas em dois dias para aproveitar os fins de semana onde mais voadores estarão presentes, após a realização dos passos anteriores, vamos ao primeiro dia de competição. No primeiro dia de competição chegue cedo na rampa, verifique o seu equipamento com calma e vá observando a evolução do dia, lembrando de comparar com os dias anteriores de treino, esteja atento ao briefing para a prova e anote todos os detalhes, lembre-se que essa é a parte da navegação e significa 50% da competição. Insira a rota em seu GPS, tenha um mapa local, desenhe a rota no mapa, oriente-se espacialmente e memorize a rota, com o vento identifique as pernas de contravento, cauda e través, nesse momento você vai ter noção do nível de dificuldade da prova, leia o artigo Pernas de contravento e través e terá uma boa idéia desses níveis de dificuldade. Procure uma área livre para decolagem e nesse momento esteja atento a condição na frente da rampa, se a condição estiver bem sustentada procure decolar no início da janela e espere pela abertura do start em voo, assim terá tempo de analisar a condição e o ritmo de voo que poderá imprimir durante a prova, procure se colocar o mais alto possível e o mais perto possível da linha do start no momento do start. Caso a condição esteja fraca e falhada na frente da rampa, uma boa opção é aguardar um termal mais próximo da abertura do start, essa avaliação tem que ser bem feita, mais vale voar um pouco atrasado, do que fazer um prego no pé da rampa tenha calma com esse tipo de condição, lembre-se que o voo envolve muita percepção e necessitamos estar tranquilos para perceber o ambiente que nos rodeia, evite stress na decolagem.
           Normalmente os voadores se dividem em pelotões, pois voando em grupo os resultados são bem melhores. O primeiro pelotão é composto por voadores mais experientes que vão ditar o ritmo da prova e consequentemente esses pilotos utilizam equipamento de ponta que os permitem estar na frente. Nas primeiras competições não tente voar junto com primeiro pelotão, pois a sua  experiência e seu equipamento não serão condizentes  com esse tipo de voo, sua primeira meta deve ser ficar o maior tempo possível no ar e tentar cumprir o maior trecho de prova possível, inicialmente não se preocupe muito com o tempo e com quantas pessoas vão ou não te passar, esse período é o período de acumular experiências. Lembre-se de que o voador que saiu junto com o primeiro pelotão, completou 50% da prova em 30 minutos e pousou, pode ser ultrapassado por um voador que foi o último a decolar e fez 70% da prova em 2 horas de voo. Procure evoluir nessa ordem, primeiro tente ficar o maior tempo possível no ar, quando isso for apreendido, tente ir cumprido as provas, quando fizer o seu primeiro gol, não se preocupe ainda em chegar na frente, preocupe-se apenas em fazer mais gols, quando isso for constante, nesse momento comece a se preocupar em fazer o gol de forma mais rápida.
            No próximo texto vou tratar do voo propriamente dito, com dicas e alguns truques mais usados em competições.    

3 comentários:

  1. Parabéns!!!!!!! Ta show!!!

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  2. Valeu Lelei ! Estaremos juntos no X-Mantiqueira São Lourenço.
    Abraço!

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  3. Parabéns minha prima linda por ter encontrado uma pessoa tão especial para ser seu companheiro desta
    florida estrada da vida, Abraço forte grande Alexadre, Deus vos ilumine sempre mais.

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