sexta-feira, 10 de junho de 2011

Competindo com o seu parapente - Comentários



                                           Por Daniel Towersey



      Não tenho a bagagem do Alexandre que pilota parapente, helicóptero, planador, avião, e segundo a Branca as vezes até fogão!!! Sou um cara um pouco mais "empírico" mas vou dar aqui minha visão para se possível complementar e reforçar estas ótimas dicas.

-Voar cross antes
      Isso é muito importante, seguir o pelotão é ótimo e você irá muito mais longe assim. Mas é importante saber porquê os outros pilotos estão indo nesta ou naquela direção, e ter sempre em mente que você deve "fazer o seu voo". É raro, mas as vezes o pelotão faz a rota mais óbvia e não a mais inteligente, aprendi uma coisa com o Márcio Pinto que ele chama de "efeito grupo", o cara não sabe porque esta indo pra lá, mas todo mundo tá indo então ele vai também.... E as vezes estão indo é pro chão... No SulMineiro em Pimenta (2009) fiquei em 5º no Open com um Sigma6 (DHV2), minha melhor colocação até hoje! Nas duas provas desta etapa houveram momentos em que larguei o pelotão pra lá e fiz o meu voo, naquela ocasião específica foram decisões muito difíceis de tomar, porém muito acertadas.
     O "efeito grupo" também é perigoso em dias com condição de segurança duvidosa, não é só porque decidiram que vai ter prova e tem gente decolando naquela ventaca lateral que você deve voar também, a decisão final é sua!!! Pense no seguinte, se não estivesse esse circo todo montado na rampa, só estivessem ali você e mais dois amigos, sendo que você é o mais experiente, vocês voariam?!? Se a resposta for sim, boa prova, se a resposta for não, vá tomar cevejinhas no QG e ser feliz....

-Conhecer seu parapente e decolar bem

      Em competições a rampa esta sempre cheia e todos querem decolar no melhor momento, se você não consegue inflar e decolar sua vela de primeira, muitas vezes outros pilotos vão passar a sua frente e você pode levar um tempão pra reposicionar seu paraca na grama pra tentar outra decolagem, ai já era aquele "momento mágico"

-Regulamento

    Leia sempre, e se possível leve-o com você, impresso ou em seu notebook. É normal também a organização ter uma cópia impressa no QG, recorra a este documento sempre que tiver alguma dúvida. Aliás levar um notebook é muito bom, nem sempre o apurador tem tempo (e paciência) pra te passar o seu tralog  do dia, e você ta doido pra postar o seu voaço no XCBrasil....

-GPS
       O 76s é o "fusquinha" dos GPSs, é velhinho, simples, mas até hoje a garmin não lançou um melhor para o nosso esporte. Se der pra ter um segundo, integrado ou não, melhor ainda, vai que da um problema no seu tracklog, é bom ter um back-up. Já dizia o Durval "quem tem dois tem um, quem tem um tá sem nenhum..."

-Preparação
     Chegar cedo e estar com tudo pronto é essencial, na minha opinião, decolar logo e estar bem posicionado no start idem. A minoria das vezes que fiz isso me dei bem, a maioria das vezes que não fiz, prefiro nem comentar... rs rs.
Muita atenção também com a hora do brieffing, normalmente os pilotos que definiram a rota do dia dão valiosas dicas de voo nesse momento. Bem como algumas peculiaridades sobre o resgate como por exemplo em Valadares onde dependendo da rota as vezes é dito algo do tipo: "se você pousar a esquerda do rio tem varias estradinhas de terra e você será resgatado, se pousar do lado direito esta por sua conta!"
     Anotar os dados da prova em um a papel (geralmente o pessoal cola uma etiqueta no 76s), e traçar a rota no mapa fornecido pela organização é essencial, principalmente se a rota vai e vem, passando mais de uma vez em um mesmo pilão. Infelizmente esse tipo de rota é um ponto negativo no 76s que o Alexandre vai explicar mais adiante como ele mesmo disse, ter uma colinha na hora da dúvida em voo é muito importante.

-Regularidade
     No começo muito mais importante do que voar rápido é chegar lá! Regularidade é tudo pra quem ta começando, não só a sua vela é mais lenta que as competitions como também tem menos LD, se você sair que nem um louco atrás deles vai chegar vários metros abaixo na próxima termal, ou talvez nem chegar. Observe o que a galera na frente ta fazendo, que decisões eles tomam que são acertadas e que decisões os colocam em furadas, não só isso te ajuda naquele momento da prova como vai gerando valioso conhecimento para o futuro. Mas também não fique moscando, girando em zerinhos e deixando todo mundo te passar, competição é hora de ser assertivo, pensar rápido, decidir rápido, e agir rápido é essencial!!!
     Uma coisa muito importante que aprendi com alguns dos TOPs, voar competições é saber voar em grupo! Girando juntos na termal, deixando voltar pro "carrossel" pilotos que saíram pra procurar um miolo melhor, não se deram bem, e estão voltando; indo rapidamente atrás dos que acharam um miolo mais forte; e principalmente na tirada, não sair voando diretamente atrás do cara que tirou primeiro no melhor estilo "vagão". Na tirada o pelotão se espalha como um grande arrastão aumentando enormemente assim a chance de todos acharem a próxima termal.

Abçs, bons voos, e boas leituras no blog do Alexandre!

Daniel,
"...a decolagem é sempre opcional, o pouso é obrigatório..."




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