domingo, 6 de novembro de 2011

Segurança em Voo



 Por :  Frank Brown


Olá Pessoal!

   Com a proximidade do Campeonato Brasileiro em Tangará gostaria de chamar a atenção para a nossa segurança neste evento.
    Durante o campeonato mundial na Espanha tivemos duas mortes, acho que quase todos sabem disto. Uma delas acompanhei o piloto bem próximo até ele bater na montanha. Muito foi discutido após e durante a competição , e a principal decisão tomada pela FAI naquele evento, foi a interrupção do mundial ,assim como
todos eventos FAI 1 ( Mundial , Pan Americanos , Europeus, Asiáticos) ou seja qualquer evento continental deveria ser somente com velas serial (Max EN D) . O que foi seguido , por votação dos pilotos do PWC algum tempo depois, então na superfinal do México em Janeiro , assim como o PWC no Brasil ano que vem
só serão permitidas velas com no máximo homologação EN D.
    Esta decisão não impede que nos campeonatos nacionais se voe com velas competition , o que é o caso do Brasil. Existe fundamento para esta decisão da FAI, e o principal motivo é a diferença na pilotagem destas novas velas. Durante a reunião de segurança na Espanha , falei que o grande motivo de acidentes no mundial, e continuo acreditando nisto assim como muitos pilotos, é a atitude do piloto em vôo. Sobre isto recomendo muito o piloto não exagerar no acelerador , apesar da sensação de estabilidade, se ganha muito mais mantendo uma média alta e tomando decisões rápidas, caso esteja baixo, adote uma pilotagem de segurança cuidando sempre do pouso, tenha sempre a altura que está na cabeça e ficando pronto para lançar o reserva em caso de pane.
     Pegue leve em vôo, não force demais seus limites e do equipamento , não é isto que vai fazer você ter um bom resultado.
     Tenha seu reserva assim com TODOS seus equipamentos checados ( radio, capacete, fivelas etc..).
     Acima de tudo lembrem-se, que apesar desta ser uma competição nacional , muitas outras virão , que o mais importante é se divertirem e voltar para casa sem nenhum machucado, com boas fotos dos amigos e momentos especiais na memória, e com muitas gargalhadas das conversas no bar depois do voo !!
    Tenho toda a experiência para dizer que nenhum resultado vale a pena o risco, e confesso a vocês que nenhuma colocação é importante ...depois até você mesmo não lembrará....
    Alem da atitude do piloto em vôo , acho que algo muito importante não pode ser deixado de lado. Estamos com uma nova geração e velas no mercado que são diferentes de pilotar, e que muitos de nós ainda não se deu conta. O problema é que com estas novas velas, a percepção do momento do colapso ficou pouco nítida devido à estabilidade delas, porém o colapso vai acontecer, e quando acontece o piloto não estará preparado, perdemos alguns décimos de segundo preciosos onde sentíamos a proximidade da desinflada e dávamos um forte comando para minimizá-las. Acontece então que o colapso vem mais energético, infelizmente o problema não acaba aí, se fosse só isto seria tranqüilo, o problema é que algumas velas tem apresentado dificuldade em voltar a voar ou outras param simplesmente de voar ... , e nestes longos segundos , devido a alguns fatores construtivos de cada vela, a chance de gravata é muito grande, complicando mais ainda a nossa vida .
     Sem entrar demais em detalhes de pilotagem , o principal a fazer é tentar deixar a vela com as pontas na posição normal delas , nem a frente nem atrás do centro da vela , aí basta esperar voltar a voar, se tudo der certo sem gravata alguma ....
    Em Tangará teremos um briefing de segurança obrigatório onde cada fábrica terá tempo para falar das peculiaridades da pilotagem de cada uma vela.
    Sobre as provas , a comissão junto com a organização tem como a fazer provas onde não precisamos acelerar muito baixo , assim como com o resgate mais fácil , sobre estradas , tentando minimizar o risco .

Bons pousos

Frank Brown
Sol team pilot

Um comentário:

  1. Olá Frank!
    gostei do teu testemunho e valorizo muito a tua opinião.
    Bons Voos
    Portugal
    José Dias

    ResponderExcluir