sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reconhecendo as Inversões térmicas e Cisalhamentos

   Um bom voo de cross country ou uma competição necessitam de muitos conhecimentos e experiências, dentre eles podemos citar o conceito de inversões térmicas e cisalhamento. Esses dois fenômenos são totalmente distintos, entretanto influenciam sobre maneira o meio em que estamos inseridos.
   Em muitos de nossos voo nos deparamos com as inversões térmicas, que são definidas como regiões onde o gradiente térmico (gradiente vertical da temperatura do ar) decresce com a altura, numa razão inferior a 10 graus por km (gradiente adiabático). Esse fenômeno nas grandes cidades limita em uma certa altitude grande quantidade de poluentes, pois o processo convectivo normal é alterado pela inversão do gradiente de temperatura, que nas condições normais é de -1ºC/100m.

O gráfico a seguir ajuda a visualizarmos esse processo:


  Uma das consequências da inversão térmica em nosso voo é a gradual perda de ascendência, ou seja, subimos lentamente ou paramos de subir. Em alguns casos conseguimos romper essa faixa de altura e continuar a subir normalmente, entretanto temos que avaliar a que faixa de altura essa inversão encontra-se e o potencial térmico do dia, pois para romper a inversão muitas vezes levamos tempo que poderá ser convertido em distância ao final do voo. Com a experiência torna-se mais fácil identificar a altura de uma inversão térmica, mas para chegar lá, você deverá fazer alguns exercícios de avaliação da condição, pois isso será um grande diferencial em seus voos.
   Muitos pilotos dominam essa teoria, mas como aplicá-la ou que benefícios terá em troca dessa informação? Vamos visualizar um período térmico de 3 horas, onde a média das térmicas é de 3 m/s e todos os gatilhos e geradores estejam funcionando muito bem, ou seja, as térmicas estão consistentes e próximas umas das outras, contudo ao atingir 1000 metros de altura você percebe que começa a subir a 1 m/s, com 1100 metros de altura subindo a 0.3 m/s, olhando ao redor você percebe cumulus formados 500 metros acima, alguns pássaros girando e subindo bem acima de você. Nesse momento pode constatar uma inversão iniciada a 1000 metros, desta forma considere manter o seu voo até 1000 metros de altura durante esse período do dia, enrosque as térmicas até essa altura e ao perceber que o dia enfraqueceu refaça o seu planejamento de voo.
   A inversão térmica ao contrário do cisalhamento não causa turbulência, muitos pilotos confundem esses dois fenômenos e essa característica básica deverá ser levada em conta numa avaliação.


   O Cisalhamento é caracterizado pela mudança da direção ou/e intensidade do vento em determinada altura, normalmente estará associado a turbulência e mudança de deriva da térmica, todavia isso não é uma máxima, pois quando a termal é forte e o cisalhamento é fraco a térmica pode continuar a subir na vertical. Nessa situação continue subindo e procure manter o seu voo acima da altura do cisalhamento.
   Devemos estar bem atentos a dias turbulêntos com cisalhamento forte a baixa altura, essa é uma combinação bem desagradável para o voo, considere abortar o voo em dias assim ou eleve, sobre maneira, sua consciência situacional. 


   Na foto que segue são bem nítidos os cisalhamentos e assim concluímos que pode haver mais de uma camada de cisalhamento no mesmo dia em alturas distintas.




   Um outro exemplo bem interessante é o vale da rampa de Ubá em Castelo-ES. Quando o vento predominante na região é sul, teoricamente deveríamos ter vento de cauda na rampa, mas devido a imponente cordilheira que cerca todo o vale e a atividade térmica presente temos vento norte na rampa por quase todo o dia. Essa é uma situação que já decolamos sabendo que teremos um cisalhamento pela frente e será tão mais turbulento quanto a intensidade do vento e a força das térmicas. No desenho procuro exemplificar essa situação.

   


Alexandre Malcher
Bons Voos !!!!




Um comentário:

  1. eu na escolinha e voce ja analisando profundamente a meteorologia hehehehe boa comandante

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