domingo, 3 de julho de 2011

Como Inserir uma prova em seu GPS 76 S - TEXTO II

    Neste artigo daremos continuidade ao assunto "Como inserir uma prova em seu GPS 76s". No texto anterior falamos sobre como configurar seu aparelho, limpar pontos e tracklogs antes de levar o GPS para o apurador, e como montar uma rota inserindo waypoints e raios de proximidade. Agora vamos abordar algumas peculiaridades que podem ocorrer em um campeonato com uma prova de navegação mais complexa. O Garmin 76s é bem básico, mas continua sendo um ótimo aparelho muito utilizado por competidores no mundo todo, no entanto, apresenta certas limitações em algumas situações de rotas e raios de proximidade. Primeiro vamos falar das rotas:

Vamos imaginar uma prova que passe nos waypoints A, B, C, e D, da seguinte forma:

Sendo: A start, B 1º pilão, C 2º pilão, B novamente no 3º pilão, e D o Gol.

      Nesta situação o Garmin 76s pode entender que ao passar pelo 2º pilão (ponto C) você já pode ir direto para o Goal (ponto D) sem necessidade de fazer o 3º pilão (ponto B), pois você já passou por lá quando fez o 1º pilão da prova. Se você seguir o apontador do GPS neste momento irá queimar o 3º pilão, invalidando assim sua tão preciosa chegada ao gol.

    Podemos evitar este problema navegando a rota em manual. Para isso devemos configurar o GPS da seguinte maneira:
  • Digite MENU duas vezes para acessar o menu principal
  • Selecione ROTAS, tecle ENTER
  • Selecione a rota desejada, tecle MENU
  • Selecione CONFIGURAR ROTAS, tecle ENTER
  • Acione o botão DIRECIONAL para cima, tecle ENTER, e selecione MANUAL
  • Irá aparecer um aviso de que está em manual, tecle ENTER
  • Retorne para OK e tecle ENTER
     Agora seu GPS esta configurado para navegar a rota em manual, isto significa que ele não irá lhe indicar o próximo ponto da rota automaticamente. Durante o voo, sempre que você cruzar o raio de um pilão e o alarme de proximidade do seu GPS disparar você deve ativar o próximo ponto da rota desta forma:
  • Acione a tecla NAV
  • Selecione PROXIMO PONTO DA ROTA
  • Acione a tecla ENTER

   Navegando desta forma é possivel evitar esta deficiência do Garmin 76s em rotas com mais de uma passagem por um mesmo pilão, como a prova ABCBD do exemplo acima. Porém ainda existe mais uma questão.
     Já falamos da ordem em que os pontos A, B, C, e D, aparecem como Start, Pilões, e Gol em nossa rota mas ainda não falamos dos seus raios. Vamos supor que o ponto B tenha 400m de raio ao ser cruzado como 1º pilão, e 1km de raio ao ser cruzado novamente como 3º pilão da prova. Além disso o ponto D, que é o Gol, tem raios de, 1km de End of Speed, e 400m de Gol.

     Na hora de marcar o cilindro destes pilões no campo PROXIMIDADE do GPS encontramos mais um entrave, o 76s só permite uma medida de proximidade para cada waypoint.

      Uma forma de resolver esta questão seria, em algum momento do seu voo entre bater o 1º pilão (ptB raio 400m) e a chegada no 3º pilão (ptB raio 1km), conseguir acessar o MENU PRINCIPAL, selecionar PROXIMIDADE, e alterar a proximidade do ponto B de 00.40 para 01.00Km. Se você ja esta navegando sua rota em manual, estes comandos serão mais coisas para ocupar sua cabeça, e suas mãos, quando deveria mesmo era estar pilotando e de olho no voo.

Outra forma de solucionar este problema é criar um novo waypoint B, como se fosse um B "genérico".
  • Usando o botão PAGE vá para a página de mapa do seu GPS.
  • Com os botões de ZOOM e DIRECIONAL localize o waypoint a ser duplicado, no nosso caso o B.
  • Aumente o ZOOM IN ao máximo (5m) e com o botão DIRECIONAL marque com cursor um ponto bem próximo do B.
  • Tecle ENTER e irá aparecer a página NOVO PONTO.
  • Com o botão DIRECIONAL, va para o campo nome(ja terá um nº default) para nomear o waypoint, podemos chamar nosso novo ponto de B1.
  • Depois desca até OK e confirme teclando ENTER

     Você acaba de criar um novo ponto B1, muito próximo do ponto B da nossa prova, que pode ser usado como referência para o raio de um dos pilões. Vamos usar o B1 para o 1º pilão. Para isto siga para a página PROXIMIDADE de acordo com as informações do texto anterior, inclua o ponto B1 com raio de 00.40Km.
     Vamos ver como ficaram nossas duas passagens, no 1º e 3º pilão, pelo ponto B agora.

     Na primeira passagem pelo ponto B vindo do Start, passamos pelo raio de 400m do ponto B1 para bater o 1º pilão. Na segunda passagem, vindo do ponto C, cruzamos o raio de 1km do ponto B completando assim o 3º pilão da prova e partindo pro Gol!

     Note que o ponto B1 foi posicionado na ilustração a direita do ponto B, ele esta mais distante em relação ao piloto que chega voando do ponto A, o Start. Este detalhe é importante na hora de selecionar e marcar o ponto B1 na página de mapas, assim você sabe que ao cruzar o raio de 400m do ponto B1 vindo do start, com certeza já cruzou o raio de 400m oficial da prova que tem como referência o ponto B.

    Para o ponto D da nossa prova que é o End of Speed, e Gol ao simultaneamente, podemos agir da mesma forma. Criamos um ponto fictício D1 bem próximo ao ponto D da prova e atribuimos a ele um dos raios de chegada. Podemos marcar o End of Speed de 1km no ponto D, e o Goal de 400m no ponto D1 posicionado logo atrá do D, garantindo assim que quando o alarme de proximidade apitar você realmente chegou ao Goal, parabéns!!!


Abraços e boas competições!


Daniel Towersey

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