Após uma série de incidentes e acidentes no campeonato Mundial em Piedrahita, que culminou com a morte de 3 pilotos, a FAI decide cancelar permanentemente o 12th FAI World Paragliding Championships, segundo a nota http://www.fai.org/hang_gliding/node/2127 ,o campeonato foi cancelado, entretanto houveram duas provas válidas e portanto haverá premiação, segundo o rank ao final do texto.
O atual modelo de competição está em cheque, bem como as velas sem homologação. No paraglidinforum em um dia 15 parapentes de dois tirantes a venda. O termo “pagar o preço” para se voar uma vela de competição, tem sido mau utilizado. Posso exemplificar da seguinte forma, um voador que adquiri um parapente não homologado para voar em seu sítio de voo, bater algum recorde pessoal ou de sua rampa, esse sim está pagando o preço pela performance, entretanto, em uma competição seja ela qual for, o sentimento que move o voador não é o de “pagar o preço” para se obter uma melhor colocação, e sim o sentimento de pertencimento, de igualdade de ferramentas para se competir em um mesmo nível, ou seja, no mundial quem não estivesse voando de velas com dois tirantes, não “teria a menor chance”, tornando assim uma obrigação, e não uma escolha. Além de passar, ao meu ver, uma “falsa impressão”de segurança, afinal, quem não iria querer uma vela com excelente performance e ainda com fama de segura? No entanto, se estamos falando de um campeonato mundial, supõem-se que os melhores voadores ali se encontram, então qual seria o problema de se voar nessas velas?
Muito se comenta sobre a capacidade dos pilotos para pilotar os parapentes de competição não homologados, atribuindo muitos acidentes a inesperiência do voador, vale lembrar que atualmente não existe métodos efetivos de controle de venda de parapentes de competição para voadores e que a prática de nosso esporte ocorre em meio instável e mutante. As velas de competição vem exigindo ao longo dos anos uma pilotagem cada vez mais precisa e isenta de erros, como associar essa evolução ao fator erro humano? Por mais completo, experiente e dedicado que o piloto seja, cometerá muitos erros pelo caminho, erros esses que podem ser somados a variáveis da natureza ocasionando um acidente. O equipamento tem que ser nosso aliado nesse processo, tem que tolerar os erros humanos e aceitar da melhor forma essas variáveis do ambiente. Quem está disposto a pagar com a própria vida por um erro de pilotagem cometido em uma competição de fim de semana ou num Mundial ? Com isso, é de suma importância que se pondere a performance garantindo maior segurança.
Levanto aqui essas questões com o intuito de fomentar reflexões, haja vista os tristes acidentes dos últimos dias e a necessidade premente de se reavaliar o esporte. Resultado no primeiro dia após o mundial 17 velas da nova geração de dois tirantes a venda no site gringo parglidinforum.
Muito se comenta sobre a capacidade dos pilotos para pilotar os parapentes de competição não homologados, atribuindo muitos acidentes a inesperiência do voador, vale lembrar que atualmente não existe métodos efetivos de controle de venda de parapentes de competição para voadores e que a prática de nosso esporte ocorre em meio instável e mutante. As velas de competição vem exigindo ao longo dos anos uma pilotagem cada vez mais precisa e isenta de erros, como associar essa evolução ao fator erro humano? Por mais completo, experiente e dedicado que o piloto seja, cometerá muitos erros pelo caminho, erros esses que podem ser somados a variáveis da natureza ocasionando um acidente. O equipamento tem que ser nosso aliado nesse processo, tem que tolerar os erros humanos e aceitar da melhor forma essas variáveis do ambiente. Quem está disposto a pagar com a própria vida por um erro de pilotagem cometido em uma competição de fim de semana ou num Mundial ? Com isso, é de suma importância que se pondere a performance garantindo maior segurança.
Levanto aqui essas questões com o intuito de fomentar reflexões, haja vista os tristes acidentes dos últimos dias e a necessidade premente de se reavaliar o esporte. Resultado no primeiro dia após o mundial 17 velas da nova geração de dois tirantes a venda no site gringo parglidinforum.
Top 10 Positions Open Class
Rank | Name | Nation | Score |
---|---|---|---|
1 | Charles Cazaux | fra | 1966 |
2 | Luca Donini | ita | 1927 |
3 | Andreas Malecki | ger | 1900 |
4 | Josh Cohn | usa | 1898 |
5 | Peter Neuenschwander | sui | 1887 |
6 | Russell Ogden | gbr | 1885 |
7 | Urban Valic | slo | 1865 |
7 | Edinson Alvarez Suarez | col | 1865 |
9 | Ronny Geijsen | nld | 1857 |
10 | Sergio Sampaio | bra | 1852 |
Teams
Rank | Name | Nation | Score |
---|---|---|---|
1 | France | fra | 3808 |
2 | Great Britain | gbr | 3739 |
3 | Switzerland | sui | 3710 |
Women
Rank | Name | Nation | Score | |||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | Petra Slivova | fra | 1646 | |||||||||||
2 | Regula Strasser | sui | 1392 | |||||||||||
3 | Kirsty Cameron | gbr | 1081 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário