O
Parapente é um esporte radical que difere dos demais por utilizar pouca força
física e demandar um grande esforço cognitivo. Nesse sentido faz-se necessário
uma análise psicológica, visando sua maior compreensão dos processos
envolvidos, para se obter um maior rendimento no voo.
O fato de
decolarmos para o voo gera automaticamente uma tensão, que por consequência
dependendo do seu nível, pode afetar a nossa atenção.
Em
aspectos gerais, a pré-decolagem favorece um nível de tensão acentuada, que
pode variar, dependendo da intimidade e prática do piloto com o seu
equipamento. Essa tensão se faz necessária, uma vez que, o estado de alerta ativa importantes sistemas imunológicos do nosso corpo aumentando o grau de seguraça. Mas cuidado! Estar atento é diferente de estar
tenso. Um nível muito alto de tensão gera uma diminuição na atenção, a tensão
exacerbada advém da insegurança. Como sempre coloco aqui, existe a necessidade de conhecer o
seu equipamento, fazer uma correta leitura meteorológica e conhecer o relevo da
região do seu voo, esses aspectos reduzem consideravelmente o nível de tensão, deixando
apenas o processo saudável desenvolver-se.
O
praticante de cross deve sempre voar com o pensamento positivo, ou seja, deve
estar focado em atingir o seu objetivo planejado. Dessa forma ressalto a
importância do planejamento para o cross, o planejamento da rota, meteorologia,
pousos alternativos e conhecimento prévio da região onde se deseja voar.
Devemos
voar com foco, muitos pilotos com o sonho de voar os 50 Km planejam o seu voo
até esse ponto, entretanto num dia clássico de voo onde seria possível voar 100 Km, esses pilotos perdem o seu foco ao final dos 50 Km voados. Com isso perdem a oportunidade
de voar os 100 Km possíveis. Uma boa dica é planejar um passo à frente, se o
objetivo é voar 50 Km planeje 100 Km de voo, se o objetivo é voar 100 Km
planeje 200 km. Verifique sempre a rota e a distância do record local de cross,
esse procedimento dá uma boa ideia do potencial da região.
Ao
decolarmos é comum apresentarmos um nível maior de tensão, no entanto, após
alguns minutos de voo essa tensão vai diminuindo dando lugar a atenção.
Começamos assim a fazer parte do novo
sistema que se apresenta, percebendo urubus, térmicas, gatilhos, o efeito e a
direção do vento, o mais importante é estarmos conectados com a natureza e
sensíveis as suas mudanças.
O voo livre é sempre uma competição com sigo mesmo, uma busca pessoal, um
desenvolvimento singular. Dessa maneira, a maturidade no julgamento de cada
decisão determinará, de forma significativa o sucesso do seu voo.
Bons Voos !!!
Alexandre Malcher
Alexandre Malcher
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