terça-feira, 10 de novembro de 2015

Aspectos Psicológicos do Voo

                                                                                                                                                                                               

 ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO VOO

            O Parapente é um esporte radical que difere dos demais por utilizar pouca força física e demandar um grande esforço cognitivo. Nesse sentido faz-se necessário uma análise psicológica, visando sua maior compreensão dos processos envolvidos, para se obter um maior rendimento no voo.  
            O fato de decolarmos para o voo gera automaticamente uma tensão, que por consequência dependendo do seu nível, pode afetar a nossa atenção.
            Em aspectos gerais, a pré-decolagem favorece um nível de tensão acentuada, que pode variar, dependendo da intimidade e prática do piloto com o seu equipamento. Essa tensão se faz necessária, uma vez que, o estado de alerta ativa importantes  sistemas imunológicos do nosso corpo aumentando o grau de seguraça. Mas cuidado! Estar atento é diferente de estar tenso. Um nível muito alto de tensão gera uma diminuição na atenção, a tensão exacerbada advém da insegurança. Como sempre coloco aqui, existe a necessidade de conhecer o seu equipamento, fazer uma correta leitura meteorológica e conhecer o relevo da região do seu voo, esses aspectos reduzem consideravelmente o nível de tensão, deixando apenas o processo saudável desenvolver-se.
            O praticante de cross deve sempre voar com o pensamento positivo, ou seja, deve estar focado em atingir o seu objetivo planejado. Dessa forma ressalto a importância do planejamento para o cross, o planejamento da rota, meteorologia, pousos alternativos e conhecimento prévio da região onde se deseja voar.
            Devemos voar com foco, muitos pilotos com o sonho de voar os 50 Km planejam o seu voo até esse ponto, entretanto num dia clássico de voo onde seria possível voar 100 Km, esses pilotos perdem o seu foco ao final dos 50 Km voados. Com isso perdem a oportunidade de voar os 100 Km possíveis. Uma boa dica é planejar um passo à frente, se o objetivo é voar 50 Km planeje 100 Km de voo, se o objetivo é voar 100 Km planeje 200 km. Verifique sempre a rota e a distância do record local de cross, esse procedimento dá uma boa ideia do potencial da região.
            Ao decolarmos é comum apresentarmos um nível maior de tensão, no entanto, após alguns minutos de voo essa tensão vai diminuindo dando lugar a atenção. Começamos assim a fazer parte  do novo sistema que se apresenta, percebendo urubus, térmicas, gatilhos, o efeito e a direção do vento, o mais importante é estarmos conectados com a natureza e sensíveis as suas mudanças.
         O voo livre é sempre uma competição com sigo mesmo, uma busca pessoal, um desenvolvimento singular. Dessa maneira, a maturidade no julgamento de cada decisão determinará, de forma significativa o sucesso do seu voo.

Bons Voos !!!                   

Alexandre Malcher

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